terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Onde comer em Paris: Angelina

Há muito, estabeleci que em toda viagem invisto uma grana em experiências gastronômicas especiais. São aquelas em que deixo no hotel o raciocínio "eu pagaria muito menos por isso se comprasse no mercadinho da esquina" e simplesmente curto o momento, o ambiente e pago a conta sem fazer nenhuma conversão para reais.

A extravagância, dependendo do local, da companhia ou do meu estado financeiro, pode ir de um jantar noArzak, em San Sebastian, ao lanche da tarde de hoje, no Angelina, em Paris. Não, a conta não foi de centenas de euros, foi de 60. Cara para quatro chocolates quentes e quatro mini-macarons, mas não astronômica. A extravagância foi mesmo curtir toda aquela elegância vestindo jeans e botas e com duas crianças a tiracolo.


O Angelina é um salão de chá inaugurado no comecinho do século XX por um vienense. Sua fama se deve ao chocolate quente e ao Mont Blanc, um doce de merengue (suspiro) e chantilly coberto com uma musse de castanhas. Preferi os macarons, que desmancham na boca, achei que combinavam melhor com a bebida, que é espessa. Recomendo o de pistache.


O ambiente é Belle Epoque. Adoro frequentar esses cafés remanescentes de um tempo tão charmosamente afetado. Lembro com especial carinho do Café de l'Opera, em Barcelona, e do New York, em Budapeste. O primeiro, reformado ao longo dos anos, se destaca pela chama barcelonesa, representada pelos velhinhos que ali tomam seu cortado todas as tardes. O segundo, conservado pelo regime e pela pobreza que a precedeu, parece ter se perdido no tempo: entrar lá é como ser um intruso no sonho alheio. Me pergunto se Woody Allen já conhece o New York.

Voltando ao Angelina: passe lá para tomar um chocolate, a 7,90 euros, ou para uma refeição mais reforçada. Mas passe. Há opções de café da manhã a 20 e a 29 euros, e o brunch sai por 39 euros. Confira o menu completo, com preços.


As delícias do Angelina podem ser levadas para casa. Uma loja na entrada faz os visitantes salivarem na entrada e na saída:



Descobri o Angelina numa dica do Conexão Paris, o melhor blog da cidade feito para o público brasileiro. Fica na Rue de Rivoli e é uma excelente opção a ser incluída em um passeio à Place de la Concorde ou ao Louvre. Confira o endereço e o mapa:

Angelina
Rue de Rivoli 226
Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário